Caixa Surpresa
CNMP
Contexto
Em 2015, o número de crianças, entre 3 e 14 anos, envolvidas no trabalho forçado no Brasil, teve sua primeira alta em 10 anos. No total, mais de 3,7 milhões de crianças estão fora do ambiente escolar desenvolvendo outras atividades. Concientizar a sociedade brasileira sobre esse tema seria o primeiro passo a ser dado.
Ideia&Execução
O CNMP lançou, no Dia das Crianças, um vídeo, gravado com ajuda de câmeras escondidas, que mostrava a reação de crianças ao receberam caixas com ferramentas de trabalho no lugar dos presentes que pediram aos pais. A ação foi impulsionada nas redes sociais por meio da hashtag #nãodêtrabalho, que se tornou uma assinatura digital na foto de perfil dos usuários do Facebook.
Resultado
A recepção do vídeo foi abrangente nas redes socais, ganhou apoio dos usuários e foi promovido em sites importantes em todo país. Além disso, a campanha obteve o apoio de juristas importantes, juízes, ministros do Ministério Público e grupos de advogados militantes na causa do combate ao trabalho infantil. A ação se tornou um marco evolutivo para a estratégia comunicacional do Ministério Público e do Governo Federal.
Aplicativo Avatar
Gostou?